Our profile

 

History of Art

 

Integrated Territorial and Urban Conservation

 

Cemetery Art Research

 

Architectural Ceramics

 

Restoration of Architectonic and Industrial Heritage

 

Genealogical Research

 

Handwriting Psychology

 

 

quem somos?

Perfil biográfico

Publicações de Francisco Queiroz

Conferências e Comunicações

Reabilitação Urbana

Estudos sobre Centros Históricos

Análise ao Centro Histórico do Porto

Conservação Urbana e Territorial Integrada

Curso de Restauro Urbano Integrado

Materiais e Critérios de Intervenção

Núcleos Rurais em Áreas Suburbanas

História do Urbanismo

Estudos sobre Evolução Urbana

Leiria no Século XIX

Arquitectura e Urbanismo do Porto Romântico

Centros Cívicos em Portugal

História da Cidade e do Urbanismo em Portugal

História do Urbanismo em Portugal (ESAP)

História da Arte

Elaboração de Estudos e Consultoria

Portfólio

Estudos de Genealogia e de História da Família

Base de dados de Personalidades

Projectos mais recentes ou em curso

A Ornamentação Cerâmica na Arquitectura do Romantismo em Portugal

A Fábrica de Cerâmica das Devesas

Cerâmica Arquitectónica Portuguesa

Influência portuguesa na arquitectura de Pelotas

A Arte do Ferro Fundido e as Fábricas de Fundição no Século XIX

Património Arquitectónico Rural

Arquitectura rural em Gaia

A Casa do Terreiro, em Leiria

A "Villa Portela", em Leiria

Colecção Foto Beleza

A Casa de Tralhariz

Cerva: o Paço Vedro e outras casas 

A Casa do Campo Pequeno, no Porto

Princesa Augusta de Montléart

Teatro Baquet

Arte do Estuque no Romantismo

A arte do papel timbrado em Portugal

Fotografia do Século XIX em Portugal

Arte Tumular do Romantismo em Portugal

Cemeteries in Portugal

Os Cemitérios do Porto no Século XIX

Guide to Oporto Cemeteries

Sculpture in Portuguese Cemeteries

Personalidades no Cemitério da Lapa

Personalidades no Cemitério da Conchada

Artistas e Artífices do Século XIX

Base de Dados de Artistas do Século XIX

Conservação e Restauro

Consultoria e Investigação

Formação avançada em Conservação e Restauro

Curso de Restauro Urbano Integrado

Curso de Restauro Arquitectónico

Azulejaria e Ornamentação Cerâmica

Conservação de Materiais Pétreos e Cerâmicos

Psicologia da Escrita e do desenho

Novidades

 

 

LIsta de PUBLICAÇÕES científicas

de

José Francisco Ferreira Queiroz

 

(Esta lista deixou de ser aqui actualizada em Outubro de 2011, prevendo-se para breve a disponibilização de uma versão mais completa e em permanente actualização)

 

 

 

 

 

teses

Os Cemitérios do Porto e a arte funerária oitocentista em Portugal. Consolidação da vivência romântica na perpetuação da memória. Tese de Doutoramento em História da Arte orientada pelo Prof. Doutor Agostinho Araújo, concluída em 2002 e apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2003: 2 volumes em 3 tomos policopiados (854+732+707 páginas, incluindo 1.472 ilustrações). Sumário e prefácio consultáveis em http://dited.bn.pt/31118/2105/2598.pdf. Elenco de fontes e bibliografia consultável em http://dited.bn.pt/31118/2105/2599.pdfCoimbra - Cemitério da Conchada

O ferro na arte funerária do Porto oitocentista. O Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, 1833-1900. Tese de Mestrado em História da Arte orientada pelo Prof. Doutor Agostinho Araújo e apresentada à Faculdade de Letras do Porto em 1997 (3 volumes policopiados, 174+178+135 páginas). Prefácio, sumário, fontes e bibliografia consultáveis em http://dited.bn.pt/30032/1026/1441.pdf

 

 

 

livros (autor)

Introdução à Psicologia da Escrita. Primeira edição: Porto, Campo das Letras (colecção Campo das Ciências), 1999, 238 págs. Segunda edição: Lasra, 2005, 260 páginas (ISBN 84933805-1-2).

A Casa do Terreiro. História da Família Ataíde em Leiria. Volume I: Das Origens ao Século XVII. Leiria, Fundação Caixa Agrícola de Leiria / Jorlis – Edições e Publicidade, Lda., 2010, 512 páginas (ISBN 978-989-8220-03-5).

A Casa do Terreiro. História da Família Ataíde em Leiria. Volume II: Séculos XVII e XVIII. Leiria, Fundação Caixa Agrícola de Leiria / Jorlis – Edições e Publicidade, Lda. (aceite para publicação).

 

 

 

livros (coordenador científico e co-autor)

Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia. Vol. 1, Junta de Freguesia da Madalena, 1997 (14 autores, 350 págs.).

Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). História, Sociedade e Território. Madalena, Junta de Freguesia da Madalena, 2005 (10 autores, 259 págs.).

 

 

 

livros (co-autor)

O Cemitério de Santo António do Carrascal: Arte, História e Sociedade de Leiria no Século XIX (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Estudo realizado entre 1998 e 2000, patrocinado pela Câmara Municipal de Leiria (versão policopiada com 3 volumes e 620 ilustrações, no prelo há vários anos).

Villa Portela. Os Charters d’Azevedo em Leiria e suas ligações familiares (século XIX). Em co-autoria com Ana Margarida Portela e Ricardo Charters d’Azevedo. Lisboa, Gradiva, 2007, 358 págs. (ISBN: 978-989-616-8).

A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus. Em co-autoria com Ana Margarida Portela. Porto, Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto / GEHVID – Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto, 2008 (112 págs.). Versão revista do estudo de investigação "A Casa de Tralhariz e a Capela do Bom Jesus: percurso histórico e valor artístico" elaborado em 2003 para o gabinete de arquitectura R+D – Arquitectos Associados, Lda., de modo a fundamentar um processo de classificação (versão policopiada com 68 págs.).

Espólio Fotográfico Português [Portuguese Photographic Heritage]. Em co-autoria com Fernando de Sousa, Maria do Carmo Serén, Mário Ferreira e Paula Barros. Porto, CEPESE, 2008, 496 páginas.

Conservação Urbana e Territorial Integrada. Reflexões sobre salvaguarda, reabilitação e gestão de centros históricos em Portugal. Em co-autoria com Ana Margarida Portela. Lisboa, Livros Horizonte, 2009 (Colecção: Horizonte Universitário), 204 páginas, ISBN: 978-972-24-1597-2.

AA. VV. A casa da Igreja da Madalena. Madalena, Paróquia da Madalena - Vila Nova de Gaia, 2009, 304 páginas.

 

 

estudos monográficos publicados em periódicos

Teatro Baquet: Ruína e Memórias (em co-autoria com Marcelina das Graças de Almeida). Separata de "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", Porto, 2007-2008, 62 págs. A lista oficial das vítimas encontra-se aqui.

O Cemitério Britânico do Porto – elementos históricos e artísticos para um estudo monográfico. In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 2006, p. 119-157.

Contributos para a História da Arquitectura e do Urbanismo em Montemor-o-Novo, do século XVI ao século XIX: III – O Asilo Montemorense de Infância Desvalida no contexto da educação feminina em Portugal nos finais do século XIX (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Almansor", 2ª série, n.º 5, 2006, p. 347-384.

A Companhia de Artefactos de Metais, estabelecida no Porto (1837-1852). Para o estudo monográfico de uma fundição pioneira. In "Arqueologia Industrial", IV série, Vol. 1, n.º 1-2, 2005, p. 15-72.

A Casa do Campo Pequeno, da família Pinto Leite. Abordagem preliminar a uma habitação notável do Porto Romântico. Porto, 2004 (separata da Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas do Património, Vol. III), 33 págs.

Contributos para a História da Arquitectura e do Urbanismo em Montemor-o-Novo, do século XVI ao século XIX. I – O Convento de Nossa Senhora da Saudação. II – O Cemitério de S. Francisco (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Montemor-o-Novo, 2002 (separata de "Almansor", revista cultural da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, n.º 1, 2ª série), 89 págs. Clique aqui para descarregar o trabalho completo (120Mb) ou por capítulos.

Especificidades da arte funerária oitocentista na região da Serra de S. Mamede. Os Cemitérios de Portalegre, Castelo de Vide e Nisa (colaboração de Ana Margarida Portela). In "Programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e Antropólogos", 4ª edição (1997/1998). Porto, Fundação da Juventude, 2000, vol. I, p. 168-253 (URL da versão policopiada: http://www.cm-nisa.pt/site_biblioteca/historialocal/arte/especificidadesdartefunerariaoitocentista.pdf).

Contributos para a História dos Cemitérios de Gaia (partes I, II e III). In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 7º vol., n.º 45, Junho de 1998, p. 54-62; n.º 46, Dezembro de 1998, p. 23-35 e  n.º 47, Junho de 1999, p. 45-57.

 

 

livros ainda não publicADOS

A arquitectura rural em Gaia nos séculos XVII-XIX. Património e Conservação Integrada em territórios suburbanos. Estudo de investigação elaborado no âmbito do projecto "Património arquitectónico rural nos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia", do GEHVID (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Gaia, 2006, 279 páginas de texto, 613 ilustrações.

Leiria romântica – uma leitura histórica da arquitectura e do espaço urbano. Estudo de investigação elaborado no âmbito de uma bolsa atribuída pela Câmara Municipal de Leiria em 2002. Gaia, 2005, 319 págs. de texto.

A Casa do Passadiço, em Braga (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Estudo de investigação elaborado para o gabinete de arquitectura R+D – Arquitectos Associados, Lda., de modo a fundamentar o projecto de reabilitação, Gaia, 2003, 30 págs. de texto.

 

 

roteiros

Cemitérios do Porto - Roteiro / Guide to Oporto cemeteries. Porto, Pelouro de Ambiente da Câmara Municipal do Porto, 2000, 28 págs. A reeditar em 2007, em versão revista e aumentada (totalmente bilingue).

 

 

capítulos em livros

História do Urbanismo em Portugal - ponto da situação e perspectivas de investigação. In Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna: Teoria, História, Projectos. Coordenação de Maria Helena Maia, Ramón Rodriguez Llera e Maria Castrillo Romón. Porto, Escola Superior Artística do Porto, 2007 (ainda no prelo).

Confrarias, irmandades e associações da igreja paroquial (em co-autoria). In A casa da Igreja da Madalena. Madalena, Paróquia da Madalena - Vila Nova de Gaia, 2009, p. 219-224.

Párocos: vida e comunidade. In A casa da Igreja da Madalena. Madalena, Paróquia da Madalena - Vila Nova de Gaia, 2009, p. 155-195.

A Igreja de Santa Maria Madalena, das origens ao início do Século XX. In A casa da Igreja da Madalena. Madalena, Paróquia da Madalena - Vila Nova de Gaia, 2009, p. 91-113.

Três fotografias inéditas da Ponte Luís I. In Ponte Maria Pia. A obra-prima de Seyrig, coordenação de José Manuel Lopes Cordeiro e António Carlos Andrade Figueiredo Vasconcelos. Porto, Ordem dos Engenheiros - Região Norte, 2005, p. 115-119.

Limites da freguesia (em co-autoria); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). História, Sociedade e Território. Madalena, Junta de Freguesia da Madalena, 2005, p. 27-28.

A fauna; In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). História, Sociedade e Território. Madalena, Junta de Freguesia da Madalena, 2005, p. 31-33.

A História - Os primeiros vestígios (p. 41-42); Do megalitismo à romanização (p. 49-56); A evolução do estatuto eclesiástico da Madalena (co-autoria, p. 56-62); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). História, Sociedade e Território. Madalena, Junta de Freguesia da Madalena, 2005.

Sociedade e demografia ao longo dos tempos - Contar o povo na Madalena, do início do século XVI aos nossos dias (em co-autoria, p. 65-69); Os três lugares da freguesia e sua evolução demográfica (p. 69-73); Caracterização socioprofissional da população e actividades tradicionais da Madalena (p. 73-104); A posse das terras (em co-autoria, p. 105-149); A estrutura da propriedade (em co-autoria, p. 149-159). O ensino na Madalena (em co-autoria, p. 162-168); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). História, Sociedade e Território. Madalena, Junta de Freguesia da Madalena, 2005.

Limites da freguesia (em co-autoria, p. 21-23); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

História da Madalena - Os primeiros vestígios (p. 31-33); Do megalitismo à romanização (p. 33-40); A evolução do estatuto eclesiástico da Madalena (colaboração, p. 41-51); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

Sociedade e demografia na Madalena ao longo dos tempos - Contar o povo na Madalena, do início do século XVI aos nossos dias (em co-autoria, p. 55-60); Os três lugares da freguesia e sua evolução demográfica (p. 60-64); Caracterização socioprofissional da população e actividades tradicionais da Madalena (p. 64-76); A posse das terras (em co-autoria, p. 76-103); A estrutura da propriedade (em co-autoria, p. 103-110). O ensino na Madalena (em co-autoria, p. 117-120); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

MADALENA E O SEU PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO - História e valor artístico da Igreja Paroquial da Madalena [as capelas existentes na Madalena; os cruzeiros; as alminhas na Madalena] (p. 127-153); O Cemitério da Madalena (em co-autoria, p. 153-159); Os cursos de água, as minas, as fontes (em co-autoria, p. 159-164); A tipologia da casa de lavoura Madalenense (p. 164-166); Os marcos (em co-autoria, p.166-171); Facho na praia... piratas ao largo (em co-autoria, p. 171-175); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

Património etnográfico e cultural - Crenças, superstições, lendas e outras histórias curiosas (em co-autoria, p. 176-180); Costumes e Tradições (p. 180-189); A Mulher da Madalena (em co-autoria, p. 189-192); Apelidos e alcunhas (p. 192-195); O Comboio (em co-autoria, p. 195-199); Republicanos e Monárquicos dividem a Madalena, em 1910 (em co-autoria, p. 199-202); Toponímia da Madalena (p. 205-233); Confrarias e Irmandades da Igreja Paroquial (p. 271-272); In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

Demografia da Madalena ao longo dos tempos (em co-autoria, p. 296-299). In Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma Monografia.

 

 

entradas em enciclopédias internacionais

Cremation in Portugal. In "Encyclopaedia of Cremation", edited by Douglas James Davies and Lewis H. Mates (University of Durham). Aldershot, Ashgate Publishing, 2005.

 

 

 

artigos em Periódicos internacionais com referEes

Conservación del Patrimonio y del Paisaje Rural en territorios suburbanos nuevos - el caso portugués (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Ciudad Y Territorio, Estudios Territoriales", XXXVIII (148), 2006, p. 1-16.

The development of Cemeteries in Portugal, c.1755 – c.1870 (em co-autoria com Julie Rugg). In "Mortality", vol. 8, n.º 2, Taylor & Francis Ltd., May 2003, p. 113-128.

 

 

 

artigos em Periódicos internacionais

La «Companhia de Artefactos de Metais». Une fonderie pionnière à Porto (1837-1852). In "Fontes", n.º 78, Septembre 2010, p. 17-25.

 

 

 

comunicações

A Família Silveira Pinto e o Palacete de S. Paio

«Uma extravagância». A capela tumular de Joaquim Pinto Leite. Comunicação apresentada ao Congresso "O Porto Romântico", Escola das Artes da Universidade Católica, Porto, 29 e 30 de Abril de 2011.

Romantismo: o período áureo da azulejaria portuguesa (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In Congresso Internacional "A herança de Santos Simões: novas perspectivas para o estudo da Azulejaria e da Cerâmica", Lisboa, Reitoria da Universidade de Lisboa, 15 a 17 de Novembro de 2010.

O Arquivo da Casa do Terreiro de Leiria (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In Actas do Colóquio Internacional "Arquivos de família, séculos XIII-XIX: que presente, que futuro?" (Lisboa, Torre Tombo / FCSH, 29 e 30 de Outubro de 2010).

As Misericórdias em Portugal: exemplos singulares de integração urbana. In actas do seminário internacional "A Misericórdia de Vila Real e as Misericórdias no Mundo de Expressão Portuguesa" (Vila Real, Auditório do Arquivo Distrital de Vila Real, 8 a 11 de Setembro de 2010).

Ceramics in Portuguese architecture: 16th-20th centuries) / Cerámicas en la arquitectura portuguesa: siglos XVI-XX / Cerámicas en la arquitectura portuguesa: siglos XVI-XX (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Qualicer 2010, XI Foro Global de Recubrimiento Cerâmico" (Castellón, 15-16 de Febrero de 2010), em suporte digital e em http://www.qualicer.org/ponencias.html

Ceramics in Portuguese architecture: current trends and future perspectives / La cerámica en la arquitectura portuguesa: tendencias actuales y perspectivas (em co-autoria com Pedro Castro Silva). In "Qualicer 2010, XI Foro Global de Recubrimiento Cerâmico" (Castellón, 15-16 de Febrero de 2010), em suporte digital e em http://www.qualicer.org/ponencias.html. Este trabalho foi também publicado em "Técnica Cerámica", n.º 382, Barcelona, Mayo de 2010, p. 198-20, estando disponível para visualização aqui e descarregável aqui (requer registo prévio).

Modelos para as artes do ferro aplicadas à tumulária romântica em Portugal. In III Colóquio de Artes Decorativas da FRESS: "Artes Decorativas Portuguesas: Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagem e Memória da Gravura Europeia" (Lisboa, Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 19 a 21 de Novembro de 2009). A publicar.

A escultura nos cemitérios portugueses (1835-1910): artistas e artífices. In "IV Seminário Internacional Luso-Brasileiro "A Encomenda - O Artista - A Obra" (Bragança, 14 a 17 de Outubro de 2009), p. 235-247.

A Casa Nobre e o Urbanismo: apropriação e criação de espaço público como estratégias de afirmação de poder (em co-autoria com Ana Margarida Portela). A publicar nas Actas do II Congresso Internacional "Casa Nobre: um Património para o futuro" (Arcos de Valdevez, 14 3 15 de Novembro de 2008).

Em busca de uma identidade para o Centro Histórico de Ovar: da História Urbana ao Inventário do Património Arquitectónico. Comunicação apresentada às "I Jornadas do Património", Ovar, 21 e 22 de Junho de 2007. In "Dunas – Temas & Perspectivas", Revista sobre Cultura e Património da Região de Ovar, Ano IX, n.º 9, Setembro de 2009, p. 7-18.

Sculpture in Portuguese cemeteries (1835-1910) / La scultura nei cimiteri del Portogallo (1835-1910). A publicar nas Actas do Workshop "The splendour of sculpture in European Cemeteries", Verona (Itália), 28 e 29 de Setembro de 2006.

A "Primeira Associação de Indústria Fabril Portuense" e a fundição em Crestuma. Comunicação apresentada ao Seminário Comemorativo dos 250 anos da Real Companhia Velha (Vila Nova de Gaia, 7 e 8 de Setembro de 2006). In "A Companhia e as relações económicas de Portugal com o Brasil, a Inglaterra e a Rússia", coordenação de Fernando de Sousa, Porto, CEPESE / Afrontamento, 2008, p. 131-137. Também publicado em "População e Sociedade", n.º 16, 2008, p. 131-137.

Restauro e readaptação funcional de casas nobres: problemas e estratégias (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In Actas do I Congresso Internacional "Casa Nobre: um Património para o futuro" (Arcos de Valdevez, 10 a 12 de Novembro de 2005), p. 529-550.

Os Amatucci – três gerações de uma família de artistas. In "Actas do VII Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte - Artistas e Artífices e sua Mobilidade no mundo de expressão portuguesa" (Porto, Viana do Castelo, Barcelos e Póvoa de Varzim, 20 a 23 de Junho de 2005), p. 221-230 (URL: http://www.archive.org/download/ArtistasEArtificesEASuaMobilidade/ArtistasEArtficesColquio.pdf).Amatucci

Os cemitérios históricos e o seu potencial turístico em Portugal. In Actas do Congresso "Repensar as Cidades – Novos tempos para as velhas cidades" (Porto, 6, 7 e 8 de Junho de 2005), em suporte digital.

Habitação social em núcleos históricos: legitimidade da permanência versus sustentabilidade da conservação urbana (em co-autoria com Ana Margarida Portela). A publicar nas Actas do "X Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico" (Nazaré, 19, 20 e 21 de Maio de 2005).

O Largo de São Domingos, ontem e hoje. Análise e reflexão sobre o impacto da ESAP no repovoamento e reformulação do tecido comercial do centro histórico do Porto (em co-autoria com Angelina Claro e Sílvia Correia). A publicar nas Actas do "X Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico" (Nazaré, 19, 20 e 21 de Maio de 2005).

O Património Arquitectónico e o fenómeno do Vinho do Porto: relações e motivações (em co-autoria com Lúcia Rosas e Ana Margarida Portela). Comunicação apresentada no Seminário "O Vinho do Porto em Gaia & Companhia", organizado pelo CEPESE (Vila Nova de Gaia, 10 e 11 de Dezembro de 2004). A publicar nas respectivas actas.

A Casa do Passadiço, em Braga. Abordagem arquitectónica e urbanística. Comunicação apresentada no "III Congresso Internacional de História da Arte" (Porto, 17 a 20 de Novembro de 2004). Não publicado.

Entre a Arquitectura, o Urbanismo, o Restauro e a História da Arte: o declínio do mito do "monumento estudado" e a emergente necessidade de uma nova formação. Comunicação apresentada no "III Congresso Internacional de História da Arte" (Porto, 17 a 20 de Novembro de 2004). Não publicado.

Os núcleos históricos rurais em actuais territórios suburbanos – problemas de salvaguarda e valorização (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Comunicação apresentada no "IX Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico" (Mértola, 21 a 23 de Outubro de 2004). A publicar nas respectivas actas.

A capela sepulcral da família Ferreira. Relações socio-artísticas entre o Porto e a Régua na década de 1840. Comunicação apresentada no "II Encontro Internacional História da Vinha e do Vinho no Vale do Douro" (Porto, Vila Real, Régua e S. João da Pesqueira, 14 a 17 de Outubro de 2004). In "Douro, Estudos & Documentos", n.º 18, Porto, 2004, p. 113-159.

A Casa de Tralhariz. Um estudo monográfico (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Comunicação apresentada no "II Encontro Internacional História da Vinha e do Vinho no Vale do Douro" (Porto, Vila Real, Régua e S. João da Pesqueira, 14 a 17 de Outubro de 2004). In "Douro, Estudos & Documentos", n.º 17, Porto, 2004, p. 59-134.

A importância da vitivinicultura no agenciamento do espaço arquitectónico em Portugal. As Casas de lavoura no concelho de Vila Nova de Gaia, no século XIX (em co-autoria com Lúcia Rosas e Ana Margarida Portela). Comunicação apresentada no "IV Simposio de la Asociación Internacional de Historia Y Civilización de la Vid y el Vino" (Haro – Espanha, 12 a 16 de Junho de 2004). Não publicado.

A importância da compreensão histórica das cidades para uma reabilitação bem sucedida dos seus núcleos históricos. In Actas do "VIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico" (Porto, 23 a 25 de Outubro de 2003), em CD (no prelo).

A singularidade do núcleo histórico de Vila Nova de Gaia: estratégias para uma reabilitação sustentada. In Actas do "VIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico" (Porto, 23 a 25 de Outubro de 2003), em CD (no prelo).

O papel da mulher na construção da memória familiar – a encomenda de monumentos sepulcrais românticos. Comunicação apresentada ao "IV Colóquio Internacional – Em busca da História das Mulheres Portuguesas" (Porto, 5 e 6 de Junho de 2003). Publicado sob o título A encomenda de monumentos sepulcrais no período Romântico e o papel da mulher na construção da memória familiar. In "Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas do Património", Vol. V-VI, Porto, 2006-2007, p. 509-525.

A necrópole romântica de Leiria. In Actas do "II Congresso Internacional de História da Arte" (Porto, 14 a 17 de Novembro de 2001), p. 519-531.

Dinâmicas urbanas em Portugal na primeira metade do século XV (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Ourém, 2004 (separata das Actas do Congresso "D. Afonso – 4º Conde de Ourém e sua época"), 18 págs.

O Castelo de Ourém: uma abordagem urbanística. Ourém, 2004 (separata das Actas do Congresso "D. Afonso – 4º Conde de Ourém e sua época"), 13 págs.

A "última morada" de Leça do Balio: história e património. Comunicação apresentada nas "III Jornadas de História e Património Local – Mosteiro de Leça do Balio: 1000 anos de história" (Leça do Balio, 17 e 18 de Outubro de 2003). In "Matesinus", n.º 5, Matosinhos, 2004, p. 146-155.

O património histórico e artístico do cemitério oitocentista de Matosinhos. In Actas das "II Jornadas de História e Património Local - 1899-1999: cem anos de indústria em Matosinhos" (Matosinhos, 19 e 20 de  Novembro de 1999). In "Matesinus", n.º 5, Matosinhos, 2004, p. 212-217.

Uma singular obra de azulejaria barroca em Setúbal (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Porto, 2003 (separata das actas do "II Congresso Internacional do Barroco", publicadas pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto), 8 págs.

A arte funerária oitocentista na Diocese do Porto. In Actas do "I Congresso da Diocese do Porto: Tempos e Lugares de Memória" (Porto e Arouca, 5 a 8 de Dezembro de 1998), vol. I, Porto, 2002, p. 267-287.

Devesas: de complexo fabril bem sucedido a património industrial em risco. In Actas do "III Congresso de Arqueologia Peninsular" (Vila Real, 22 a 26 de Setembro de 1999), vol. 8 – «Terrenos» da Arqueologia da Península Ibérica (secção de Arqueologia Industrial), Porto, A.D.E.C.A.P., 2000, p. 323-335.

O ferro no século XIX: do fascínio à repulsa. Comunicação apresentada às "I Jornadas do Ferro Forjado" (Coimbra, 11 e 12 de Dezembro de 1999). In "Pampilhosa. Uma Terra e um Povo", n.º 19, 2000, p. 93-111.

O ferro como forma de arte cemiterial, no século XIX: o caso de Coimbra. Trabalho de investigação realizado em co-autoria com Ana Margarida Portela e apresentado nas "Jornadas do Ferro Forjado" (Coimbra, 25 de Setembro de 1999). In "Munda", n.º 39, Maio de 2000, p. 5-24.

 

 

 

artigos em periódicos nacionais com referees

Reflexão sobre as necessidades do ensino superior da Conservação e Restauro em Portugal (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Conservar Património", Revista da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, n.º 2, 2005, p. 59-66.

 

 

 

artigos em periódicos nacionais

Desafios da articulação entre arquitectura contemporânea e preexistências: o caso da renovação da Igreja da Madalena (Gaia). In "Invenire", n.º 3, 2011, p. 38-41.

A Fábrica das Devesas e o Património Industrial Cerâmico de Vila Nova de Gaia (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Famalicão, 2008 (separata de "Arqueologia Industrial", 4ª Série, Vol. IV, n.º 1-2), 47 páginas.

O palacete romântico do Conselheiro José de Almeida Cardoso, em Vila Nova de Gaia (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas do Património", Vol. V-VI, Porto, 2006-2007, p. 489-501.

O Conselheiro José de Almeida Cardoso (1820-1891) – um esboço biográfico. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 65, Dezembro de 2007, p. 30-32.

O mestre-escola da Madalena e de Valadares nas primeiras três décadas do Liberalismo. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 63, Dezembro de 2006, p. 21-22.

O Restauro Urbano Integrado e a necessidade de formação superior direccionada para a salvaguarda, gestão, valorização, restauro e conservação de núcleos históricos. Porto, 2005 (separata da Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas do Património, Vol. IV), 24 págs.

Túmulos oitocentistas ligados a vultos de Vila Nova de Gaia. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 60, Junho de 2005, p. 37-44.

A salvaguarda do Património Cemiterial em Portugal. Problemas, critérios e perspectivas (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Estudos/Património", revista do I.P.P.A.R., n.º 7, 2005, p. 62-77.

A casa de José da Silva Santos, em Leiria: percurso histórico de uma habitação burguesa do Romantismo (em co-autoria com Ana Margarida Portela). Porto, 2004 (separata de "Museu", IV Série, n.º 13), 15 págs.

Os antigos núcleos rurais no concelho de Gaia – um projecto para o seu estudo e salvaguarda. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 58, Junho de 2004, p. 17-20.

Os Pinto Leite: uma família influente no Porto romântico. In "O Tripeiro", 7ª série, ano XXIII, n.º  7, Julho de 2004, p. 212-213.

A aplicação da Psicologia da Escrita na investigação em História da Arte. Porto, 2003 (separata da Revista da Faculdade de Letras – Ciências e Técnicas do Património, Vol. II, homenagem a António Cardoso), 20 págs.

O monumento erigido em memória de José Caetano Moreira, no Prado do Repouso: análise histórico-artística e intervenção de restauro (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 3ª série, n.º 21, 2003, p. 87-105.

Túmulos nos cemitérios de Lisboa ligados a artistas de Vila Nova de Gaia. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", n.º 57, Dezembro de 2003, p. 27-29.

Pedro Bartolomeu Déjante e o seu papel na indústria da pedra em Portugal. In "A Pedra", ano XXII, n.º 87, Outubro de 2003, p. 47-51.

O aproveitamento urbanístico dos quarteirões norte e sul da antiga Fábrica de Cerâmica das Devesas. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 9º vol., n.º 56, Junho de 2003, p. 57-63.Fundição das Devesas

O núcleo histórico de Vila Nova de Gaia: estratégias de delimitação e de reabilitação no contexto de uma candidatura a Património da Humanidade. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 9º vol., n.º 56, Junho de 2003, p. 28-38.

Subsídios para a história da indústria no concelho de Gaia. II - Da consolidação do Liberalismo à Regeneração (1834-1851): a Fábrica de Vidros de Paço de Rei e as origens da indústria de fundição em Crestuma. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 55, Dezembro de 2002, p. 15-22.

Os Amatucci e as artes industriais. In "A Pedra", ano XXI, n.º 84, Verão de 2002, p. 30-37.

Contributos para uma análise crítica dos mais recentes projectos de renovação urbana no núcleo histórico do Porto. In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 3ª série, n.º 20, 2002, p. 83-119. Texto também disponível em http://franciscoeanamargarida.planetaclix.pt/artigos.htm

Os mirantes e a persistência de uma arquitectura revivalista em Vila Nova de Gaia no início do século XX. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 54, Junho de 2002, p. 20-24.

Subsídios para a História da indústria no concelho de Gaia. I – Da consolidação do liberalismo à Regeneração (1834-1851): Indústrias alimentares. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 53, Dezembro de 2001, p. 47-50.

Subsídios para a História das fábricas de fundição do Porto no século XIX. In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 3ª série, n.º 19, 2001, p. 141-185.

Os primeiros mármores portugueses numa exposição internacional. In "A Pedra", ano XXI, n.º 81, Outono de 2001, p. 26-32.

A Cerâmica das Devesas: um notável complexo fabril oitocentista (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 52, Junho de 2001, p. 61-70.

A cantaria artística no século XIX. In "A Pedra", ano XX, n.º 79, Primavera de 2001, p. 40-48.

Memória e especificidade: o Cemitério de Portalegre no século XIX (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "A Cidade, Revista Cultural de Portalegre", n.º 13-14 (nova série), Lisboa, Edições Colibri, 1999-2000, p. 161-182.

Património fabril do Porto. In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 3ª série, n.º 18, 2000, p. 65-73.

Canteiros de Lisboa: construtores do cemitério romântico. In "Olisipo", Boletim do Grupo "Amigos de Lisboa", 2ª série, n.º 13, Dezembro de 2000, p. 55-70.

Os Portugueses e a sua escrita. In "Grafismo", n.º 5, Outono de 2000, p. 37-57.

António Gomes Pinto: a pequena epopeia de um madalenense no Brasil. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 50, Junho de 2000, p. 47-54.

Estudio de la escritura en Portugal. Evolución histórica y situación actual. In "Gramma", año XI, n.º 44, Madrid, Julio 2000, p. 14-17.

O Cemitério de S. Dinis e a memória de Vila Real na época romântica (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Tellus" - revista de cultura transmontana e duriense, n.º 32, Maio de 2000, p. 3-17.

Artes da pedra em Portugal: a questão dos materiais e a sua evolução histórica. In "A Pedra", revista trimestral da ASSIMAGRA, ano XIX, n.º 74, Inverno de 1999/2000, p. 38-41.

A influência dos cemitérios de Lisboa na arte funerária oitocentista em Portugal. In "Olisipo", Boletim do Grupo "Amigos de Lisboa", 2ª série, n.º 11, Dezembro de 1999, p. 88-97.

A identidade cultural de Gaia. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 49, Dezembro de 1999, p. 27-32.

A Princesa Augusta de Montléart e a capela do Rei Carlos Alberto. In "Boletim da Associação Cultural Amigos do Porto", 3ª série, n.º 17, 1999, p. 71-80.

A memória da casa natal de Almeida Garrett. In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 8º vol., n.º 48 (número especial do bicentenário do nascimento de Almeida Garrett), Julho  de 1999, p. 43.

Memórias de Carlos Alberto no Porto. In "O Tripeiro", 7ª série, ano XVIII, n.º 6, Junho de 1999, p. 173-176.

O ensino das artes industriais no Porto do século XIX. In "O Tripeiro", 7ª série, ano XVIII, n.º 5 (Maio de 1999, p. 140-144) e n.º 6 (Junho de 1999, p. 177-182).

O Cemitério da Conchada. Introdução ao seu estudo (em co-autoria com Ana Margarida Portela). In "Munda", revista do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, n.º 37, Maio de 1999, p. 65-76.

Para a história da "Centenária Casa Felisberto": a mais antiga oficina de mármores do Porto em actividade. In "Arqueologia Industrial", do Museu da Ciência e Indústria do Porto, 3ª série, vol. 2, n.º I-II, 1998, p. 23-30.

Os monumentos a José Ferreira Borges e D. Manuel de Santa Inês. In "O Tripeiro", 7ª série, ano XVII, n.º 11, Novembro de 1998, p. 338-344.

A escrita e o diagnóstico psicossomático. Possibilidades e limites. In "Grafismo" n.º 1, Janeiro de 1998, p. 51-57. Este trabalho foi também publicado com algumas alterações in "Reflexo", Boletim do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, n.º 2, Março de 1999, p. 22-27.

A detecção de patologias na escrita dos adolescentes - 2ª parte. Contributos para uma caracterização da escrita dos adolescentes em Portugal. In "Grafismo" n.º 2, Julho de 1998, p. 11-29.

Cemitérios oitocentistas portugueses: os Museus da Morte. In "Museu", revista do Círculo Dr. José de Figueiredo (Museu Nacional Soares dos Reis), IV série, n.º 7, Porto, 1998, p. 89-106.

O estudo da escrita em Portugal. Alguns apontamentos históricos. In "Grafismo" n.º 2, Julho de 1998, p. 61-63.

Psicologia da escrita: veja como escrevem, perceba o que sentem. In "Adolescentes! – Manual para pais", ano 2, n.º 5, Janeiro de 1998, p. 100-105.

Gémeos (em co-autoria com Cristina Carvalho Sousa). In "Grafismo", Boletim do Centro de Estudos de Psicologia da Escrita, n.º 1, Janeiro de 1998, p. 19-50.

A detecção de patologias na escrita dos adolescentes. In "Grafismo" n.º 1, Janeiro de 1998, p. 8-18.

A primeira oficina de cantaria de mármores no Porto. Notas para uma biografia de Emídio Carlos Amatucci (1811-1872). In "O Tripeiro", 7ª série, ano XVII, n.º 2, Fevereiro de 1998, p. 51-55.

Um virtuoso do mármore. Outras notas para uma biografia de António Almeida da Costa (1832-1915). In "Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia", 7º vol., n.º 44, Dezembro de 1997, p. 49-54.

Relatório técnico sobre o futuro alargamento da Igreja Paroquial da Madalena. In "Pedra d'Água", n.º 20, Dezembro de 1996, p. 10-11 e 15.

 

 

 

artigos publicados na Internet

Cemeteries in Portugal (xix century). An historical and artistic approach.  Publicado em 2003 e disponível em http://www.queirozportela.com/cemetpo.htm (13 p., 7 ilustrações).

 

 

 

desdobráveis

O Cemitério da Lapa. Porto, Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, 2000.

A Capela do Cemitério do Prado do Repouso. Porto, Pelouro de Ambiente da Câmara Municipal do Porto, 2001.

 

 

 

 

© Francisco Queiroz

  todos os direitos reservados (texto e imagens)

Em linha desde (online since): 2004 | Página actualizada em (last modified): 13-11-2014